top of page
ninapusch.jpg

As alegrias são dádivas do destino
Que comprovam o seu valor no presente
Pesares, ao contrário, são fontes de conhecimento
Cujo significado se revela no futuro


Rudolf Steiner

O que é aconselhamento biográfico? Como funciona essa terapêutica?

Momentos de crise existencial, incômodos ou conflitos podem servir como um impulso para a cura. Revisitar a própria história com o olhar do aconselhamento biográfico pode trazer curas profundas para o indivíduo, que resgata o passado, reflete sobre o presente, traçando assim metas conscientes para o futuro.

 

O aconselhamento biográfico é um processo terapêutico que ajuda o indivíduo a olhar para a própria história não somente para recordar, mas sobretudo para resgatar uma memória profunda que rege tanto o seu passado quanto o presente.

 

O Biográfico é fundamentado na obra de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. Foi consolidado e sistematizado nas décadas de 70 e 80 do século XX, pela médica Gudrun Burkhard, autora do famoso livro "Tomar a vida nas próprias mãos", que foi posteriormente traduzido para muitos idiomas.

 

Despertando para a própria história  

 

Realizado em consultório ou online em pequenos grupos, você é convidado a despertar para sua própria história. Com um olhar investigativo, curioso e gentil, traça um panorama geral de sua biografia, visitando momentos chave que podem fazê-lo entender sua atual crise bem como mudar padrões que talvez não lhe sirvam mais.

 

Com uma duração média de três meses (caso se faça os encontros uma vez por semana) o processo de aconselhamento é geralmente feito em grupo. Os encontros são organizados em uma dinâmica que engloba o pensar, o sentir e o agir, incluindo momentos de partilha e atividades artísticas, que ajudam a clarear os sentimentos referentes à fase que está sendo revisitada.  

 

Interessantemente, aprendemos muito mais sobre nós mesmos na história do outro devido às semelhanças e diferenças. Por isso, a escuta pode ser mais importante do que a própria fala. O grupo e o aconselhador biográfico representam uma rede de segurança que se prontifica a cuidar de cada passo dentro desse seu desenvolvimento íntimo.

 

Ao mesmo tempo em que existe uma profundidade relevante durante todo o processo, o Biográfico é um trabalho leve e muito mais rápido do que uma terapia convencional. É um trabalho vivo, sutil e muito profundo.

 

Quando você olha para sua vida com carinho e reverência, percebe que todos os fatos, bons e ruins, têm luz e sombra. E assim, você pode tirar o peso da sua própria história, abrindo espaço para infinitas possibilidades de metamorfoses individuais.

 

Como aconselhadora, é lindo ver esses processos de mudança acontecendo. Mesmo aqueles com processos mais dolorosos conseguem por fim fechar o Biográfico com um estado de presença e propósito de vida muito mais ativos do que antes.  

As quatro dimensões do desenvolvimento humano  

 

A metodologia do trabalho segue a visão da Antroposofia, visão científica criada por Rudolf Steiner, onde acredita-se que o desenvolvimento humano se dá em quatro dimensões: a física, a vital, a anímica e a individualidade que se manifesta em cada uma das outras três. Todas estão conectadas, mas adaptam-se a cada pessoa, de acordo com as suas características e situações de vida. O percurso evolutivo estrutura-se ainda em ciclos de mais ou menos sete anos, agrupados em três grupos de três setênios. Esses períodos correspondem às grandes fases do nosso desenvolvimento como seres humanos individuais. Os grupos dos setênios:  

Setênios do Corpo  

Corpo físico, corpo etérico e corpo anímico, até aos 21 anos: 0-7/ 7-14/ 14-21.

 

Setênios da Alma  

Alma sensível, alma racional-afetiva e alma da consciência, até aos 42 anos: 21-28/ 28-35/ 35-42.  

Setênios do Espírito  

Eu espírito, Eu vital, homem espírito, até aos 63 anos: 42-49/ 49-56/ 56-63.

 

A partir dos 64 anos, a pessoa atinge a maturidade de seu desenvolvimento e, de acordo com as escolhas que foi fazendo pelo caminho, está livre para usufruir daquilo que foi conquistando. Agora ela pode, amorosamente, oferecer ao mundo a experiência e sabedorias alcançadas. Nesta fase, o ser humano torna-se um ancião.

 

O ser humano está ligado a dois mundos, o mundo físico e o mundo espiritual. São necessários 21 anos (os três primeiros setênios) para que o ser humano crie e desenvolva as estruturas que lhe permitam a sua integração e intervenção na Terra. O desenvolvimento anímico interno e externo levará mais 21 anos (os três setênios da alma). Através do desenvolvimento do seu EU, o ser humano fica cada vez mais capaz de estabelecer a ligação com o mundo espiritual e divino (o que levará mais 21 anos – os setênios do espírito).

bottom of page