
Dra Gudrun Burkhard: pioneira no aconselhamento biográfico no Brasil
O aconselhamento biográfico é um trabalho sistemático com as leis que regem a vida humana com base na Antroposofia de Rudolf Steiner. Esse trabalho foi desenvolvido a partir do livro publicado em 1976 “Fases da Vida”, do psiquiatra holandês Bernard Livegoed.
Inspirados nesse trabalho, a médica antroposófica Dra. Gudrun Burkhard e seu marido, Daniel Burkhard, sistematizaram e começaram a desenvolver o aconselhamento biográfico no Brasil alguns anos depois.
Formada em medicina na USP e em Medicina Antroposófica na Suíça, Gudrun também é conhecia por seu pioneirismo por impulsionar a criação da Weleda no Brasil, entre outras coisas.
Em 1964 ela e seu primeiro marido, Pedro Schmidt, fundaram a Clínica Tobias, a primeira clínica antroposófica fora do continente europeu. Em 1976 , já em seu segundo casamento, ela e Daniel começaram a oferecer cursos de aconselhamento biográfico.
Em 1983, o casal fundou a Artemísia, um Centro de Desenvolvimento Humano que funcionou como centro de formação de biográfico até 2008. Depois os cursos foram levados para a Europa, Estados Unidos e Israel, expandindo a formação em aconselhamento biográfico pelo mundo.
Em 1993, Gudrun ajudou a fundar a Associação Internacional para o Trabalho Biográfico, e neste mesmo ano iniciou a formação em aconselhamento biográfico no Brasil.
Vivendo em Florianópolis desde 1997, Gudrun participou da criação da Clínica Viális, da Associação Sagres.
Dra Gudrun é autora de livros importantes relacionados ao trabalho biográfico, como: “Tomar a vida nas próprias mãos”, “Homem mulher: a integração como caminho de desenvolvimento”, “Livres na terceira idade: leis biográficas após os 63 anos”, “A vida após os 80 anos”, “Os fundamentos antroposóficos para a pesquisa do carma”, “Novos caminhos de alimentação”, “Metamorfoes carmicas”, entre outros.