top of page

Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia

Rudolf Steiner foi um filósofo e cientista do final do século 19 e início do 20 conhecido pela criação da Antroposofia e Pedagogia Waldorf, mas que também deixou grandes legados nas áreas da organização social, medicina, farmacologia, agricultura, entre outros.

 

Ele nasceu em 27 de fevereiro de 1861 em Kraljevec, uma cidade da Áustria que atualmente pertence à Croácia. Steiner formou-se em ciências exatas em Viena e a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche Nationalliteratur.

 

Em 1890, mudou-se para Weimar (na Alemanha) ao aceitar o convite para trabalhar no Arquivo Goethe-Schiller. Foi a partir daí que começou a desenvolver sua vasta atividade literária, sendo dessa época sua obra fundamental A filosofia da liberdade (1894).

 

Steiner sempre se atentou ao real conceito de vida e à superação de uma corrente materialista que se fundamenta só em um pensar morto, sem o exercício de uma crítica ativa nem uma visão macrocósmica sobre os assuntos estudados.

Criação da Sociedade Antroposófica

Em 1897, Steiner vai para Berlim exercer o cargo de editor de uma revista literária e se posiciona contra o antissemitismo. Entre 1899 e 1904, ele atua como professor na Escola de Formação para Trabalhadores. Em 1900 também entrou para a Sociedade Teosófica. 

 

Nessa época Steiner também dedicou-se a uma intensa atividade de conferencista e escritor, no intuito de expor e divulgar os resultados de suas pesquisas científico-espirituais dentro da Sociedade Teosófica.

 

Em 1913, ele rompeu com a Sociedade Teosófica, fundando assim a Sociedade Antroposófica e constroi o Goetheanum (em madeira) em Dornach, na Suíça. Essa construção foi destruída por um incêndio em dezembro de 1922 e posteriormente substituída pelo atual edifício em concreto. 

Em 30 de março de 1925, Rudolf Steiner morre deixando um legado de mais de 350 livros e milhares de palestras registradas.

 

A Antroposofia é definida por Steiner como "um caminho de conhecimento que pretende fazer o espírito humano chegar à união com o Espírito Cósmico".

WhatsApp Image 2021-05-20 at 3.21.04 PM.

A primeira escola Waldorf

Em 1919, Emil Molt, dono da fábrica de cigarros Waldorf Astória, convida Steiner a introduzir a Pedagogia Waldorf em sua empresa em Stuttgart, promovendo o ensino para os filhos dos operários. Assim surge a primeira escola Waldorf, que ficou famosa por causa do nome da fábrica.

 

Atualmente, existem mais de 1.100 escolas Waldorf em 64 países e 1.857 jardins de infância Waldorf em mais de 70 países, além de associações Waldorf e centros de treinamento de professores para educadores e professores Waldorf em todo o mundo.

Arte em lousa feita pela professora Alícia P. Nobre, Escola Rudolf Steiner de São Paulo

RudolfSteiner.jpg
goetheanum-1255405_1280.jpg
bottom of page